sexta-feira, 20 de março de 2009

Carrinhos de bebés

Uma das coisas que mais me impressionou quando cheguei a Reading, foi ver imensas mães adolescentes e a seguir ainda fiquei mais impressionada por toda a logística dos carrinhos de bebé que aqui são considerados "essenciais à vida" pela maioria das mães.

Como ainda não sou mãe e não me considero minimamente informada sobre este assunto, ficava-me pela observação....mas sempre senti que esta coisa do carrinho não me fazia sentido nenhum, em termos pessoais, é claro! Sentia que não era prático e que acima de tudo não havia contacto nem comunicação entre a mãe e o bebé, que os bebés à medida que crescem não andam o suficiente e tantas outras coisas que ao observar esta situação me vão ocorrendo....basicamente os slings/panos/tricottis e caminhar com os bebés pela mão, mantendo o contacto fisico e o olhar, parecem me essenciais e afinal parece que há quem "estude" esta coisa....

Assim hoje, através de um blog que subescrevo da Rosa Pomar - A Ervilha Cor de Rosa, tive acesso a esta informação que me elucidou e que considero importante partilhar e divulgar.... e bom proveito!

Uma coisa que considero interessante e que me acontece sempre que ando a "matutar" nalgum tema que despertou a minha atenção é que internamente vou desejando saber mais e acabo por ter acesso à informação, de me cruzar com esta de forma espontânea, natural, como se me aparecesse assim de repente......e de cada vez que me apercebo que isso acontece, fico sempre surpreendida e encantada com a forma mágica com que aconteceu.
Também vos acontece assim? Apercebem-se disso?

3 comentários:

Isabel de Matos disse...

Também me acontece... :) Efeitos do que descobrimos nos workshops do Robiyn! :)
Bem, ainda me apetece deixar um comentário nesse post sobre os carrinhos no blog da Ervilha, pois comentaram muito este post com opiniões muito diversas; é que eu, nem carrinhos, nem slims nem nada, andei sempre com eles ao colo (desde a Catarina!) e pronto, quando não dá para fazeres coisas com eles ao colo não fazes, quando dá fazes, as costas doem-me mais por outras coisas do que por tê-los ao colo, e desde pequenos a mais crescidos arranjava sempre forma de ter uma livre quando era preciso! :)

Beijoquinhas grandes
Isabel

Anónimo disse...

Olá Príncipes e Princesas!
é a segunda ou terceira vez que dou uma espreitadela ao Teu blog....
li o apontamento sobre os carrinhos de bebés. Acho, por experiência da maternidade de uma Carolina já com 6 anos e um Eduardo com 2 aninhos, que não temos de ser rígidos nas opções, há momentos em que o carrinho é/pode ser muito útil, outras em que é o colo ou outra qualquer escolha. Depende da criança, do momento, da situação. Já aconteceu a Carolina pedir o carrinho, no fim de um passeio que a deixou exausta e quer continuar mais tranquila, na vinda da praia os dois vêm no seus carrinhos cantando ou dormitando, quando eram pequenos houve momentos em que os levei a dar pequenos passeios no "canguru" outras no pano...........aconteceu eles rejeitarem uma outra opção dos pais e a mesma ser alterada sempre de forma a todos se sentirem bem. O princípio é a harmonia. O Eduardo é um menino super calmo, tranquilo, muito carinhoso com toda a gente e nunca quis dormir com os pais, (quando nasceu quando o deitávamos na nossa cama ficava de olhos abertos e só dormia no seu berço) de manhã gosta de ficar no meio de nós por alguns minutos, mas quando quer dormir pede para o deitarmos na sua cama. É engraçado que à alturas que o deitamos no nosso colo, começamos a embalá-lo e ele aponta para a cama dele e diz "Boa Note" com um sorriso delicioso. Já a Carolina sempre gostou do embalo, de ficarmos com ela até adormecer. São duas crianças felizes e no entanto tão diferentes.
Não existem livros, teorias,.......com fórmulas exactas. Devemos estar abertos a tudo, saber ouvir, sentir o momento e agir naturalmente.
Já que falamos em bebés...........vou ter uma sobrinha brevemente, uma Alice. Estou muito entusiasmada.
Beijinhos Doces.
Miss you
Paula Pires

AnaC disse...

Olá Andreia!

Vim pela 1ª vez conhecer este teu espaço e dei de caras com um post sobre slings e carrinhos de bebé :) Pois é, estou expert! Detesto carrinhos para bebés, não são práticos, são pesados e grandes. Sou fã dos slings, nós já temos dois e a Maria Rita adora andar lá dentro aninhada.

Bjs da Vila Morena neste dia 25 de Abril,
Ana C